Blog

A transição para os pensos reutilizáveis

Escrito em 03 de janeiro de 2022

A transição para os pensos reutilizáveis

A transição para os absorventes menstruais reutilizáveis requer alguma preparação mas nem por isso tem de ser um processo complicado ou desgastante.
Se estás a preparar a tua transição, damos-te algumas sugestões:


1. INFORMA-TE! Existem várias marcas no mercado e cada uma tem os seus modelos, tamanhos e materiais com que trabalha. Confirma a origem dos materiais e compara os tamanhos e modelos. Se tiveres dúvidas fala com as marcas e pede esclarecimentos.


2. EXPERIMENTA PRIMEIRO! Já fizeste a conta de quantos pensos vais precisar para todos os dias do teu ciclo? Apesar do impulso para comprar todos de uma vez, o nosso conselho é que antes de investires todas as tuas poupanças, compres primeiro 1 ou 2 pensos para experimentar. Assim vais ter uma noção mais clara do tamanho adequado e podes investir novamente com mais confiança! (vê o Pacote à Experiência da TRAPOS. )


3. A LAVAGEM, pode ser uma das tuas dúvidas. Antes de veres todos os vídeos do youtube, confirma com a marca qual o protocolo de lavagem. Garante que é um protocolo que possas fazer de forma fácil em casa. Com a prática essa rotina vai-te sendo cada vez mais familiar e não vai parecer tão complicado como no início. É uma questão de hábito.


4. NA PRIMEIRA VEZ, escolhe um dia que estejas em casa. Experimentar um penso reutilizável pela primeira vez num dia em que estejas a trabalhar, na escola ou a cumprir algum compromisso na rua é um factor de stress extra que pode comprometer a tua experiência para o futuro.


5. SEM CULPAS! É OK precisar de um descartável de vez em quando. Sem julgamentos, vai fazendo a tua coleção de pensos e usa-os sempre que te sentires confortável. Ao início, usar os pensos fora de casa pode parecer complicado, a boa notícia é que há soluções de transporte que te facilitam a vida (vê as bolsas da TRAPOS!). Faz uma transição gradual sem exigências contigo mesma, até que se torne um hábito e não queiras outra coisa!